Itna Alves de Moraes
ferreira
Portifólio
Escola Estadual Anália Costa
EJA-Educação de Jovens e Adultos
Ano 2013 Diciplinas:Ciências,Artes,Religião,Educação Física
4º Período Vespertino e Noturno
Umarizal,segunda feira,18/Fevereiro /2013 EJA/Escola Estadual Anália Costa
Portifólio
Escola Estadual Anália Costa
EJA-Educação de Jovens e Adultos
Ano 2013 Diciplinas:Ciências,Artes,Religião,Educação Física
4º Período Vespertino e Noturno
1ª aula: 18/02/2013
tempo utilizado:3 aulas
Tema:Diagnóstico Inicial da turma
Objetivo Geral:Conhecer a turma,suas perspectivas e
limitações
Objetivos específicos:
Conhecer os alunos,suas perspectivas,frustrações
Descobrir o que influenciou a matrícula na nossa escola;
Suas perspectivas estudantis;
Conhecer os interesses de seus alunos
Biografia:
http://educador.brasilescola.com/orientacoes/plano-de-aula.htm
Conhecer os alunos,suas perspectivas,frustrações
Descobrir o que influenciou a matrícula na nossa escola;
Suas perspectivas estudantis;
Conhecer os interesses de seus alunos
Biografia:
http://educador.brasilescola.com/orientacoes/plano-de-aula.htm
4º período vespertino /2013 |
Hoje foi o 1º dia de aula na escola estadual Anália Costa e dei 5 aulas de ciências no turno vespertino,duas no 4º periodo e tres no 5º.Meu objetivo dessa semana é fazer o diagnóstico das turmas.
*Objetivos específicos:
Saber sobre os alunos: faixa etária,moradia,nível intelectual,sonhos;
Descobrir o que influenciou a matrícula na nossa escola;
Suas perspectivas estudantis;
Conhecer os interesses de seus alunos
*Biografia:
http://educador.brasilescola.com/orientacoes/plano-de-aula.htm
2 – A justificativa: o motivo de se trabalhar determinado assunto;
3 – Os objetivos gerais a serem alcançados: o que os alunos irão conseguir atingir com esse trabalho; com o estudo desse tema;
4 – Os objetivos específicos: relacionados a cada uma das etapas de desenvolvimento do trabalho;
5 – As etapas previstas: mais precisamente uma previsão de tempo, onde o professor organiza tudo que for trabalhado em pequenas etapas;
*Objetivos específicos:
Saber sobre os alunos: faixa etária,moradia,nível intelectual,sonhos;
Descobrir o que influenciou a matrícula na nossa escola;
Suas perspectivas estudantis;
Conhecer os interesses de seus alunos
*Biografia:
http://educador.brasilescola.com/orientacoes/plano-de-aula.htm
Um plano de aula deve conter as seguintes etapas:
1 – O tema abordado: o assunto, o conteúdo a ser trabalhado;
1 – O tema abordado: o assunto, o conteúdo a ser trabalhado;
Diagnóstico Inicial do ano letivo 2013:
2 – A justificativa: o motivo de se trabalhar determinado assunto;
3 – Os objetivos gerais a serem alcançados: o que os alunos irão conseguir atingir com esse trabalho; com o estudo desse tema;
*Objetivo Geral:
Conhecer o perfil das turmas e alunos.
Definir o perfil do professor e da escola
4 – Os objetivos específicos: relacionados a cada uma das etapas de desenvolvimento do trabalho;
*Objetivos específicos:
Saber sobre os alunos: faixa etária,moradia,nível intelectual,sonhos;
Descobrir o que influenciou a matrícula na nossa escola;
Suas perspectivas estudantis;
Conhecer os interesses de seus alunos
5 – As etapas previstas: mais precisamente uma previsão de tempo, onde o professor organiza tudo que for trabalhado em pequenas etapas;
*As Etapas Previstas
6 – A metodologia que o professor usará: a forma como irá trabalhar, os recursos didáticos que auxiliarão a promover o aprendizado e a circulação do conhecimento no plano da sala de aula;
7 – A avaliação: a forma como o professor irá avaliar, se em prova escrita, participação do aluno, trabalhos, pesquisas, tarefas de casa, etc.
8 – A bibliografia: todo o material que o professor utilizou para fazer o seu planejamento. É importante tê-los em mãos, pois caso os alunos precisem ou apresentem interesse, terá como passar as informações.
Cada um desses aspectos irá depender das intenções do professor, sendo que este poderá fazer combinados prévios com os alunos, sobre cada um deles.
6 – A metodologia que o professor usará: a forma como irá trabalhar, os recursos didáticos que auxiliarão a promover o aprendizado e a circulação do conhecimento no plano da sala de aula;
7 – A avaliação: a forma como o professor irá avaliar, se em prova escrita, participação do aluno, trabalhos, pesquisas, tarefas de casa, etc.
8 – A bibliografia: todo o material que o professor utilizou para fazer o seu planejamento. É importante tê-los em mãos, pois caso os alunos precisem ou apresentem interesse, terá como passar as informações.
Cada um desses aspectos irá depender das intenções do professor, sendo que este poderá fazer combinados prévios com os alunos, sobre cada um deles.
O importante é dar a oportunidade de o grupo crescer tanto nos conteúdos escolares, aprimorando e enriquecendo seus conceitos, como no seu envolvimento social, a partir da sua participação no mundo como cidadão de bem, responsável e comprometido com um mundo melhor.
Através dessa preocupação e organização, com um trabalho bem elaborado, com certeza a aula se tornará mais agradável e rica, proporcionando maior envolvimento de todos, além dos ótimos resultados para a aprendizagem.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Graduada em Pedagogia
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