sábado, 26 de janeiro de 2013

2ª parte : Entrevista com Èrico Onofre

Dr Èrico Onofre,vereador da oposição


Dr Èrico Onofre(PMDB) é Bacharel em Direito e um dos (3) tres vereadores na bancada da oposição em Umarizal/RN,foi  reeleito pela 2ª vez em  07/10/2012.


7-Blog de itna:Como é que a oposição ver a inadimplencia da prefeitura de Umarizal com seus funcionários?
O Prefeito mano Onofre declarou não ter recursos em caixa para pagar os funcionário.O que voc~es pretendem fazer para defender o direito do funcionário que foi prejudicado?

-Acho uma aberração,uma anomalia na adm. pública.Onde está esse 1,7 milhão de reais que entraram nos cofres da prefeitura se os funcionários não receberam?Se a prefeitura recebia menos e pagava seus funcionário,agora que recebeu mais,onde está esse dinheiro?Causa estranheza fazendo com que pensemos que houve algo errado com as contas do município em dez/2012.Citamos suspeita de manobras para se fazer saque e receber o troco legalizado.Eu acredito que parte desse 1,7 milhão esteja no bolso de Rogério,ainda,mas é dever do Ministério público local e federal apurar,solicitar notas fiscais e cheques emitidos para confrontar com areceita e a despeza realizada pelo município,lembro do caso da banda tabacana(cobra R$1,2,3,4 mil reais pra tocar uma noite e assinou um contrato deR$ 20.000,00 há dois anos,e outros mais como José Januário )do município de Umarizala,são casos que vamos apurar.
E o saque de R$250.000,00 da conta do FUNDEB?Vamos analizar as despesas do ano inteiro pra saber porque dezembro sofreu alterações.

8-Blog de itna:Esse espírito fiscalizador seu é nato,faz parte de ti,ou é porque você está legislando?Ou é porque o sr é um advogado e compreende mais,inclusive os crimes civis e criminais?

-Acho que qualquer cidadão,qualquer leigo entende quando a coisa tá,a minha formação acadêmica estrtura mais o meu acompanhamento peticionando ao órgãos fiscalizadores,peticionando o Ministério público Federal,estadual,usando a minha prerrogativa de vereador e de falar no exercício da minha função.Quero sempre que as coisas estejam legais,.Conheço um ato lícito e ílicito.

9-Blog de itna:Tendo ficado claro pra mim que é porque você é um cidadão atuante,então fala pra os nossos leitores sobre esses boatos que o hospital dever meses aos funcionários e por  não prestar contas de recursos recebidos, é o que impede de o hospital receber repasses da prefeitura de Umarizal.E o que você como cidadão atuante pretende fazer?
-Muuuuuuito boa pergunta essa sua e muuuuuito oportuna.Eu agradeço demaaaais por esse espaço que me está sendo dado e pela sua entrevista.Vou detalhar:
 A prefeitura de Umarizal não repassa os recursos pra o hospital Dr Erico Onofre há 9 meses e existe uma liminar do juíz sob pena de multa que o município repasse na totalidade,todos os meses de atraso.è isso que tá acarretando a falta de pagamento dos funcionários.Esses recursos foram prendidos esses nove meses de forma arbitrária e "Eu Acredito" que essa liminar vai ser cumprida,vai ser bloqueado nos cofres públicos do município.
O estado do RN,através do seu promotor entrou com uma ação aqui em Umarizal e já teve resultado de causa em uma instância,inclusive através de todos os recursos cabíveis ,o município de Umarizal está sendo obrigado  a estrututar e dar condições de funcionamento ao único hospital da cidade e inclusive que os recursos que a prefeitura repassou pra Almino Afonso sejam redirecionados  novamente para o município de Umarizal e eu acredito que será dada uma guinada na saúde pública de Umarizal.Esse impasse será resolvido de janeiro para fevereiro.Não tá na vontade do hospital.Quero deixar claro que ese dinheiro não é do Município,são recursos do Gov. federal que são repasados ao município e o Prefeito anterior bloqueou.Nós não sabemos porque.São duas causas e ambas serão executadas.

10-Blog de itna:A APAMI é uma associação,que é que faz parte dessa associação?
-Essa associação é composta por vários integrantes locais,ela é registrada em cartório e existem os membros da asociação que inclusive o médico diretor clínico é DR Guaraci,que não faz parte da associação e tem Hernane Bandeira  de Melo Neto que é o presidente da associação.

11-Blog de itna:Só quem passou pela direção do hospital foi sua família?
-Não,rs rs inclusive,apesar de lados políticos opostos,a família Abílio praticamente todinha faz parte da associação(APAMI) como membros e inclusive, várias pessoas da sociedade de Umarizal fazem parte da associação,é porque eu não tenho a relação aqui.È uma associação que visa,segundo seu estatuto,buscar na sua essência desenvolver a saúde do nosso município,dar auxílio de  maternidade.

Blog de itna:(Relembrei que Èrico foi meu aluno por 2 anos no Zenon de Souza,fui sua professora de português,aí observei:continua organizado,educado,era responsável,competente...ai resolvi relembrar meu papel de professora:
 -Èrico,o objetivo do nosso blog é levar a informação pra população,mas visa também educar,nós estamos não só a sua disposição como também a disposição do hospital,porque o nosso objetivo é uma Umarizal melhor e esclareço que a oposição tem nosso respeito e reconhecimento do seu importante papel.Nós queremos não só o Centro de Saude Dr Elizeu Mendes em pleno funcionamento como também nosso Hospital Dr Èrico Onofre,queremos em pleno funcionamento.
Agora,Èrico eu acredito num trabalho de oposição decente,digno,em prol do melhor pra população. e que- remos que você deixe uma mensagem ao povo).

"Eu acredito que não serão necessárias as execuções que citei porque como o prefeito Mano frisou...o celular tocou...atendeu..."Eu Acredito" que o prefeito Mano  vai ver uma cidade polo,eu acredito que o prefeito Mano vai  reestruturar a saude de Umarizal,começando pelo hospital,um hospital que já foi referência no RN,dr Guaraci fez 5.000 cirurgias naquele hospital...muitos partos,cesareanas,etc..."Eu Acredito que Umarizal vai dar a volta por cima e tirar a saúde do buraco.

12-Blog de itna: Èrico,eu já observei que o slogan da campanha de Elijane Paiva emplacou,pegou mesmo,observo nao só os aliados de vocês como a situação usando sempre "Eu Acredito" ...rs rs só que as pessoas estão dizendo isso referindo-se ao prefeito Mano,inclusive você.Eu Acredito que Mano isso,Eu Acredito que Mano aquilo...rs rs rs(nós dois).
È professora rs rs "Eu Acredito" que fica feio o hospital se negar a receber ajuda como fica feio o Prefeito se negar a ajudar o hospital Érico Onofre.


Abraços a todos e fiquem com DEUS! 

Endereço:itnaalves@gmail.com

,sugira temas,pessoas e perguntas para entrevista.
                                                                                                                 Itna Moraes 

Quer entrar em contato conosco?

Envie sugestões,opniões,fotos,notícias,perguntas,sugira temas!
Sua satisfação é muito importante pra nós.
Nosso e mail:itnaalves@gmail.com