segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Umarizal





imagemwww.walterbatista.com.br
Em resposta às declarações publicadas por um vereador da base oposicionista de Umarizal em seu perfil numa rede social na internet, onde acusa a Prefeitura Municipal de Umarizal de não realizar repasses financeiros à 10 meses para o Hospital Érico Onofre – APAMI e que por essa razão a energia da mesma havia sido cortada, o prefeito Mano Onofre, através da sua assessoria vem a público esclarecer a toda população que:

1 - Desde Abril de 2012 o município não vem realizando os repasses ao Hospital atendendo a uma recomendação do Ministério Público (MP) que solicitou o bloqueio de todo valor que seria transferido à unidade. O motivo seria a investigação aberta pela promotoria para apurar fraudes no pagamento das Autorizações de Internamento Hospitalar (AIHs). Foi realizada uma perícia e identificado que “Com uma única exceção, nos demais prontuários foram encontrados irregularidades de cobrança maior que a devida, com uma constante de três dias de internação sendo cobrado sobre procedimentos ambulatoriais de urgência”, como relatou os promotores na recomendação.  O Ministério Público aponta que há indícios de superfaturamento nos valores cobrados pelo hospital ao Governo do Estado.

2- Mano esclarece que, uma liminar da justiça para que os repasses voltem a ser transferidos para o hospital foi apresentada, mas a mesma ainda está sob judice e que por este motivo a prefeitura não pode efetuar qualquer repasse até total julgamento e decisão final da justiça ficando a liminar suspensa.

Enfim, o prefeito Mano Onofre reforça que sua intenção desde que assumiu a prefeitura de Umarizal é trabalhar pelo bem da população dando atenção redobrada à saúde do município e que para tal objetivo não medirá esforços para garantir um serviço de qualidade a todos.

Mano deixa claro que é pretensão e desejo do seu governo realizar os repasses dos recursos federais ao hospital e que todo dinheiro está em caixa esperando apenas a decisão judicial do processo e a permissão da justiça para que tão logo todo dinheiro seja transferido. Porém é importante destacar que, não é competência de o município pagar conta de água e luz da APAMI. É competência do executivo apenas fazer os repasses do dinheiro advindo do Governo Federal. Repasses esses que sempre foram feitos até a solicitação do MP para que elas não ocorressem mais por motivo já mencionado.

Ressalta ainda que a APAMI não tem apenas os recursos repassados pela prefeitura como fonte de renda. A Secretária de Estado de Saúde também realiza repasse de verbas para o hospital, mas, infelizmente o mesmo dinheiro também foi bloqueado pelo Ministério Público pela investigação a que foi submetida à unidade.

Mano deixa expresso que em nenhum momento o município desviou ou utilizou o dinheiro que deve ser repassado para outra finalidade, e tão somente os valores não foram repassados atendendo a decisão da justiça. Por fim, deixa claro ainda que o problema da APAMI de forma alguma vem da boa vontade da gestão em dialogar e buscar uma solução para que o hospital volte a ser uma referência em atendimento, mas sim da administração da APAMI que há muito tempo vem deixando a desejar.

Da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura Municipal de Umarizal



Agmar Dutra
Assessor de Imprensa

Quer entrar em contato conosco?

Envie sugestões,opniões,fotos,notícias,perguntas,sugira temas!
Sua satisfação é muito importante pra nós.
Nosso e mail:itnaalves@gmail.com