domingo, 27 de janeiro de 2013

Atividades para responder :Verbos

Dever para casa 28/01/2013


VERBOS

Quando pensamos em verbo, logo nos vem a mente "indica ação", mas não é apenas nisso que devemos pensar. em se tratando de verbo, devemos pensar em tempo verbal; pessoa; número e modos verbais.

TEMPO VERBAL

É usado para indicar quando ocorreu a ação a qual o verbo se refere.
PRESENTE: indica o fato no momento em que se fala. ex: A sala está limpa.
PRETÉRITO IMPERFEITO: indica uma acontecimento que se prolonga ao longo do tempo com início e fim no passado. ex: Ele estudava muito.
PRETÉRITO PERFEITO: indica um acontecimento que se iniciou e terminou no passado durante pouco tempo. ex: Eu caí e machuquei o joelho.
PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO: indica um fato passado em relação a outro. ex: Ele conjugara o verbo corretamente.
FUTURO DO PRESENTE: indica um fato que irá acontecer no futuro. ex: Eu sairei com você amanhã.
FUTURO DO PRETÉRITO: indica um futuro que ocorro no passado, uma coisa que poderia ter acontecido. ex: Eu o amaria mais se fosses mais presente.

PESSOA

É a quem se refere o verbo.

1º pessoa eu, nós
2º pessoa tú, vós, você(s)
3º pessoa ele(s), ela(s)

NÚMERO

Indica a quantidade de pessoas.
SINGULAR - indica uma pessoa
PLURAL - indica duas ou mais pessoas

NUMERO
PESSOA SINGULAR PLURAL



3º EU
TÚ / VOCÊ
ELE NÓS
VÓS/ VOCÊS
ELES

MODOS VERBAIS

As flexões de modo determinam as diversas atitudes da pessoa que fala com relação ao fato enunciado.
MODO INDICATIVO: uma atitude que expressa certeza com relação ao fato que aconteceu, que acontece ou acontecerá. ex: Ele está em casa. (presente do indicativo)
MODO SUBJUNTIVO: uma atitude que revela uma incerteza, uma dúvida ou uma hipótese. ex: Se eu trabalhasse, seria mais fácil comprar meu notebook.( pretérito imperfeito do subjuntivo)
MODO IMPERATIVO: uma atitude que expressa uma ordem, um pedido, um conselho, uma vontade ou um desejo. ex: Faça todos os exercícios, agora!

CONJUGAÇÃO VERBAL

Há 3 tipos de conjugações verbais.

1º CONJUGAÇÃO = verbos terminados em AR.
2º CONJUGAÇÃO = verbos terminados em ER e OR. (verbos terminados em OR em sua origem latina eram terminados em ER. ex: Compor/ compoer, por isso pertencem a 2º conjugação)
3º CONJUGAÇÃO = verbos terminados em IR.

EXERCÍCIO

1. Complete as frases, copiando-as, usando os verbos dos parênteses no subjuntivo:

a) Você quer que eu o ( * ) (ajudar).

b) Você queria que eu o ( * ) (ajudar).

c) É bom que você ( * ) (arrumar) suas coisas.

d) Seria bom que você( * ) (arrumar) suas coisas.

e) Admito que você ( * ) (estar) certo.

f) Admitia que você ( * ) (estar) cedo.

g) Duvidam de que nós ( * ) (ser) capazes.

h) Duvidaram de que nós (ser) ( * ) capazes.

i) Pedem-me que ( * ) (consultar) um oculista.

j) Pediram-me que ( * ) (consultar) um oculista.

k) Talvez seja possível que vocês ( * ) (chegar) a tempo.

l) Talvez fosse possível que vocês ( * ) (chegar) a tempo.

m) É justo que eles ( * ) (pagar) a sua parte.

n) Seria justo que eles ( * ) (pagar) a sua parte.

o) É interessante que você ( * ) (descobrir) coisas novas.

p) Seria interessante que você ( * ) (descobrir) coisas.

q) Ele aconselha que eu ( * ) (vir) de carro.

r) Ele aconselhou que eu ( * ) (vir) de carro.

s) Caso você ( * ) (querer), posso ficar aqui.

t) Caso você( * ) (querer), podia ficar aqui.

u) Desde que tu( * ) (entregar) os relatórios em dia, terás as folgas que quisere

v) Desde que tu( * ) (entregar) os relatórios em dia., terias as folgas que quiser

w) Mesmo que( * ) (chover) canivetes, eu vou sair.

x) Mesmo que( * ) (chover) canivetes, eu iria sair.

y) Mesmo se você( * ) (fazer) tudo cedo, não o aceitarão

z) Mesmo se você( * ) (fazer) tudo certo, não o aceitariam.

GABARITO EM BREVE ESTAREI POSTANDO.

Antes de responder não esqueça de ler a matéria.

Bom dever...fique com Deus!

Quer entrar em contato conosco?

Envie sugestões,opniões,fotos,notícias,perguntas,sugira temas!
Sua satisfação é muito importante pra nós.
Nosso e mail:itnaalves@gmail.com